DICAS PARA MANTER PAVIMENTOS DE PEDRA NATURAL

A pedra natural é desde sempre um material nobre que agrada a todo o público. A sua beleza natural, resistência e a sua versatilidade são as características que mais satisfazem e que fazem com que seja um material usado em todo o mundo em inúmeras aplicações.

Como tratar pedras naturais?

Frequentemente em remodelações de casas o processo de dar nova vida a um pavimento ou bancada é necessário e, requer conhecimento e experiência. Pelo polimento realizado com os maquinários e produtos corretos, dependendo do tipo de pedra, consegue-se trazer um pavimento antigo e desgastado para um aspecto novo.

Vamos agora nos focar mais em pavimentos, onde deixamos alguns conselhos para a conservação de superfícies em pedra natural, seja mármore, granitos, calcários, arenitos, etc.

O que passar nas pedras?

Os problemas mais frequentes que existem nas superfícies de pedras naturais que deverão ser evitados:

– Riscos
– Amarelecimento

– Superfície embaçado, sem brilho
– Pó esbranquiçada
– Pontos brancos e em baixo relevo
– Manchas, gorduras e outras
– Queimaduras

As causas mais frequentes para o surgimento destas presenças estranhas:

  • Utilização de produtos de limpeza e químicos, tráfego intenso nos pavimentos – desgaste da superfície;
    – Eflorescência salina
    – Reação química a ácidos/alcalinos, pelo contato com alimentos, por exemplo
    – Polimento incorreto, realizado por pessoal não qualificado

Os projetos de casas muitas vezes aplicam pedra natural em várias aplicações, por exemplo, bancadas de cozinha, pavimentos, revestimentos de paredes, pias de cozinha e lavatórios, etc.

Relembramos que a profundidade do polimento das pedras pode variar de caso para caso, pelo que deverá ser sempre feita uma visita técnica antes de iniciar o trabalho. Só desta forma garante que o profissional tomou conta do estado do material e garante que trabalho será executado conforme a necessidade do piso.

A pedra é certamente um material de extrema resistência, mas que requer cuidados para esteja sempre no auge do seu esplendor. Dependendo do tipo de pedra, ou mesmo derivados e pedras transformadas, a porosidade do material é a culpada pela absorção de gorduras, que são uma das causas mais frequente para as manchas de superfícies.

De uma forma geral, o granito é menos poroso que o mármore, contudo ainda tem menos calcário.

Existem diversos produtos destinados à preservação da pedra, como são exemplo os impregnantes selantes, que mantêm e são incolores e que mantêm as características originais das pedras e permitem a sua permeabilidade.

Como dar brilho em pedra natural?

A título de conselho deixamos a referência para a utilização de detergentes específicos para a limpeza de pedra, para evitar reações na superfície. A limpeza frequente das pedras naturais também facilita a não acumulação de poeiras e sobretudo a secagem das superfícies quando a pedra tem brechas.

Para pavimentos use um esfregão com microfibras e para evitar riscos de limpeza, não a use em outros pavimentos e depois a seguir faça a limpeza.

Para as bancadas, as manchas e os riscos são as situações mais verificadas. Para tal, extremo cuidado com os alimentos como limão, azeite, manteiga, etc. Para os tachos e copos, coloquem sempre bases protetoras para não ficarem em contato direto com a superfície.

250x250
5/5 - (5 votes)